TERÇA-FEIRA, 24/02/2026

Em destaque

ONU alerta para consumo recorde de plástico e mobiliza ações globais no Dia Mundial do Meio Ambiente

Data será comemorada nesta quinta-feira (5)

Por Lusa - 20

Publicado em 

ONU alerta para consumo recorde de plástico e mobiliza ações globais no Dia Mundial do Meio Ambiente
Photo: Martine Perret/ONU Meio Ambiente

O mundo deve consumir este ano 516 milhões de toneladas de plástico, um produto que contaminou a água, os alimentos e o ar, alerta a Organização das Nações Unidas (ONU), que este ano dedica o Dia Mundial do Ambiente ao combate ao plástico. O Dia Mundial do Ambiente foi criado pela ONU em 1972.

Marcado por uma mobilização global contra a poluição por plástico, o Dia Mundial do Ambiente será comemorado nesta quinta-feira (5) e tem este ano como país anfitrião a Coreia do Sul.

O lema é Combater a poluição por plástico e ocorre exatamente dois meses antes de nova reunião mundial para negociar um tratado global destinado a acabar com a poluição por plásticos.

Na página oficial sobre o evento, a ONU destaca que a poluição por plásticos está presente em todos os cantos do planeta e também nos corpos humanos, sob a forma de microplásticos, e explica que a data tem como objetivo encorajar pessoas, organizações, indústrias e governos a adotarem práticas sustentáveis que conduzam a uma mudança sistêmica.

“A poluição por plásticos está a sufocar o nosso planeta, prejudicando os ecossistemas, o bem-estar e o clima. Os resíduos de plástico entopem os rios, poluem os oceanos e põem em perigo a vida selvagem”, diz o secretário-geral da ONU em mensagem para o Dia Mundial do Ambiente.

António Guterres lembra que quando decomposto em pequenas partículas, o plástico chega a todos os cantos da Terra, do topo do Monte Everest às profundezas dos oceanos, e mesmo aos cérebros humanos e ao leite materno.

Em nota otimista, ele destaca o “crescente envolvimento” das pessoas, os passos no sentido da reutilização, ou as políticas para reduzir os plásticos de utilização única.

Gutérres lembra ainda a reunião de agosto (5 a 14 na Suíça) para elaborar um tratado global a fim de acabar com a poluição por plásticos.

“Este ano, precisamos de um acordo ambicioso, credível e justo. Um acordo que abranja o ciclo de vida do plástico, na perspectiva das economias circulares, diz na mensagem, pedindo que o acordo seja implementado rapidamente.

A ONU destaca a dispersão do plástico, mas não o considera diabólico, afirmando que o material trouxe benefícios inegáveis, desde a poupança de energia à conservação de materiais.

Patrícia Carvalho, coordenadora do Pacto Português para os Plásticos (PPP), em declarações à agência Lusa frisa que a luta não é contra o plástico mas sim contra a má utilização do plástico, um material que é útil em muitas áreas.

O que se pretende não é eliminar o plástico, é garantir a sua circularidade, diz, recordando que há poucos meses foi publicada legislação europeia importante, um regulamento sobre embalagens e resíduos de embalagens, que contempla metas.

Esse tem sido, acrescenta, um dos trabalhos do PPP, explicar a nova legislação, além de uma série de divulgações online, visitas técnicas e campanhas sobre o plástico, entre outras iniciativas.

Otimista, considera que as pessoas estão mais informadas e atentas e que fase de tornar diabólico o plástico passou, levando à etapa de entendimento de que é preciso agir. Mas “é preciso mais ação”, é preciso mais reciclagem, uma área cujas metas não estão sendo cumpridas.

Na redução do plástico, diz, há esforços que estão sendo feitos também pelos varejistas, desde a eliminação das embalagens escuras à melhoria nos rótulos, aos plásticos complexos. “A verdade é que podem fazer mais, mas têm feito muita coisa”.

“Há um caminho que está sendo feito. Acho que há uma consciência muito maior e empresas e marcas estão à procura de soluções”, resume Patrícia Carvalho, lembrando que do PPP fazem parte 119 entidades, 43 efetivos e 76 institucionais, unidos numa plataforma de colaboração.

É preciso, defende, um bom sistema de coleta seletiva, justa e conveniente para a população, e que quem recicla seja recompensado. Além disso, que sejam feitas mais campanhas de sensibilização e que criadas políticas que promovam a prevenção e a reciclagem.

Para o Dia Mundial do Ambiente, ela mantém o mesmo otimismo: “Achar que tudo é mau nos imobiliza. Qualquer ação, em qualquer lugar do mundo, é importante. Nem que seja não colocar um plástico no chão”.

A ideia é defendida também pela ONU. “A mudança acontece por meio de todos nós”.

Até 2060, o consumo global anual de plástico deve atingir mais de 1,2 bilhão de toneladas. A cada ano, 11 milhões devem ser derramadas nos ecossistemas aquáticos, e 13 milhões de toneladas são acumuladas no solo. Só 9% dos plásticos produzidos são efetivamente reciclados.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Porto Velho instala gabinete em Brasília

Prefeitura de Porto Velho instala gabinete em Brasília

Representação institucional fortalece articulação com Congresso e ministérios, amplia captação de recursos e agiliza projetos federais.
L
Itamaraty alerta para falsas propostas de emprego no Sudeste Asiático

Itamaraty alerta para falsas propostas de emprego no Sudeste Asiático

Cartilha detalha táticas de recrutamento para exploração laboral em países como Mianmar e Camboja; brasileiros são forçados a praticar crimes virtuais.
L
Prefeitura de Jaru promove treinamento de proteção contra incêndios para servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura

Prefeitura de Jaru promove treinamento de proteção contra incêndios para servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura

A capacitação foi ministrada pelo instrutor Victor Hugo, da empresa BirsSeg, responsável pela assessoria técnica em segurança do trabalho junto ao município.
L
Mercado de Trabalho: SENAI-RO e Energisa certificam nova turma do Programa Jovem Aprendiz

Mercado de Trabalho: SENAI-RO e Energisa certificam nova turma do Programa Jovem Aprendiz

A solenidade de entrega dos certificados foi realizada no auditório da sede da Energisa, em Porto Velho, reunindo formandos, familiares, instrutores e representantes das instituições.
L
Saiba como ajudar vítimas das chuvas em Minas Gerais e evitar golpes

Saiba como ajudar vítimas das chuvas em Minas Gerais e evitar golpes

Governo alerta para chaves PIX falsas e orienta que doações financeiras sejam feitas apenas por canais oficiais; Hemominas faz apelo por doadores de sangue.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Única Talks: Isaías Fonseca Moraes e a proteção à infância, juventude e pessoa idosa

O desembargador Isaías Fonseca Moraes fala no Única Talks sobre a atuação do TJRO na proteção da infância, juventude e pessoa idosa, com foco em políticas públicas e impacto social.
L
Mutirão do Implanon: prefeito Léo Moraes promove ação para 1.700 mulheres de Porto Velho

Mutirão do Implanon: prefeito Léo Moraes promove ação para 1.700 mulheres de Porto Velho

Além das 1.700 mulheres que serão beneficiadas, o prefeito anunciou que novas unidades do implante foram solicitadas ao Ministério da Suade, devido a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM).
L
Candidatos pré-selecionados têm até as 23h59 para completar cadastro no Fies

Candidatos pré-selecionados têm até as 23h59 para completar cadastro no Fies

Estudantes devem acessar o portal FiesSeleção nesta terça-feira para garantir a vaga; etapa é obrigatória para a contratação do financiamento estudantil.
L
Agenda News: Daiana Trentin fala sobre Nutrição com alma, escuta e acolhimento

Agenda News: Daiana Trentin fala sobre Nutrição com alma, escuta e acolhimento

A nutricionista apresenta o método ÂMMA, que une alimentação, movimento e acolhimento, e explica como transformar a relação com a comida de forma leve, possível e sem regras rígidas
L
Butantan antecipa entrega de 1,3 milhão de vacinas contra dengue

Butantan antecipa entrega de 1,3 milhão de vacinas contra dengue

Instituto enviará 2,6 milhões de doses ao SUS ainda no primeiro semestre; imunizante de dose única e nacional tem eficácia de 100% contra hospitalizações.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

Candidatos a agente e supervisor podem consultar endereço no site da FGV; exames ocorrem neste domingo em dois turnos diferentes.
L
Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa anuncia emendas para Cabixi

Dra. Taíssa anuncia emendas para Cabixi

Investimentos incluem 18 motocicletas para agentes de saúde, trator para produtores rurais e caminhão caçamba para infraestrutura.
L
Emenda de Dra. Taíssa leva Regional Norte de Motocross a Guajará-Mirim

Emenda de Dra. Taíssa leva Regional Norte de Motocross a Guajará-Mirim

Etapa acontece nos dias 28 de fevereiro e 1º de março e deve movimentar hotéis, ambulantes e comércio local
L
Pedro Geovar garante limpeza de rua tomada pelo mato que colocava crianças em risco

Pedro Geovar garante limpeza de rua tomada pelo mato que colocava crianças em risco

Solicitação do vereador Pedro Geovar é atendida e serviços da Seinfra reforçam segurança no bairro Nacional.
L
Moraes notifica Eduardo Bolsonaro sobre abertura de ação penal no STF

Moraes notifica Eduardo Bolsonaro sobre abertura de ação penal no STF

Ex-deputado federal, que reside nos Estados Unidos, tem prazo de 15 dias para apresentar defesa; processo envolve acusações de coação no curso do processo.
L
Após solicitação de Pedro Fernandes, BR-421 começa a receber manutenção

Após solicitação de Pedro Fernandes, BR-421 começa a receber manutenção

Condições da rodovia causavam riscos à população e prejuízos ao escoamento da produção.
L
Publicidade

POLÍCIA

BPTAR prende dupla com pistola 9mm

BPTAR prende dupla com pistola 9mm

Suspeitos foram abordados no bairro Flodoaldo Pontes Pinto
10
Motociclista bate contra poste em grave acidente na zona leste de Porto Velho

Motociclista bate contra poste em grave acidente na zona leste de Porto Velho

Colisão ocorreu na Rua Daniela, no bairro Cuniã; câmeras de segurança flagraram o momento em que um dos pilotos tentou realizar conversão sem sinalizar.
12
PRF em Rondônia encerra a terceira e última fase da operação RODOVIDA

PRF em Rondônia encerra a terceira e última fase da operação RODOVIDA

Iniciou-se ontem (23) a Operação Nacional de Segurança Viária, que se estenderá até novembro.
10
PF e IBAMA deflagram operação contra crimes ambientais em terra indígena

PF e IBAMA deflagram operação contra crimes ambientais em terra indígena

A operação ainda contou com o apoio da Funai e duas prisões foram efetuadas.
10
PF combate venda de óleo diesel para garimpos na Terra Indígena Sararé

PF combate venda de óleo diesel para garimpos na Terra Indígena Sararé

Organização criminosa comercializou mais de 4 milhões de litros de combustível em 21 meses; operação em Mato Grosso cumpriu mandados de prisão e apreensão.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Resultado final do concurso da Conab é divulgado nesta terça-feira

Conab lança plataforma para certificar café brasileiro como livre de desmatamento

Ferramenta pública, gratuita e desenvolvida em parceria com a UFMG garante rastreabilidade, atende às exigências da União Europeia e fortalece a competitividade do café nacional no mercado internacional.
L
Chuvas em Minas Gerais deixam 24 mortos e 47 desaparecidos

Chuvas em Minas Gerais deixam 24 mortos e 47 desaparecidos

Temporal na Zona da Mata atinge Juiz de Fora e Ubá com volume de chuva esperado para um mês; governo libera R$ 46 milhões para ações emergenciais.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LI, LO): SORVETES NATIVUS LTDA – ME

Licença Ambiental de Instalação e Operação.
L
RECAM 2026 abre chance para regularizar infrações ambientais em Rondônia

RECAM 2026 abre chance para regularizar infrações ambientais em Rondônia

Programa oferece descontos de até 95% em multas e juros para produtores rurais; adesão deve ser feita de forma eletrônica pelo portal da Sedam.
L

Pânico 7 estreia no Cine Araújo de Porto Velho nesta sexta-feira

O sétimo capítulo da franquia chega aos cinemas com o retorno de Neve Campbell como Sidney Prescott e um novo Ghostface que coloca a família da protagonista no centro do perigo.
L
Conab divulga produtos com desconto no Pronaf em fevereiro

Conab divulga novo boletim sobre preços de frutas e hortaliças

Estudo analisa comportamento do mercado nas principais Ceasas do país em janeiro; transmissão ao vivo ocorre nesta quarta-feira pelo YouTube.
L
Justiça Eleitoral de Jaru realizará ação de emissão de títulos no próximo sábado e domingo

Justiça Eleitoral de Jaru realizará ação de emissão de títulos no próximo sábado e domingo

Atendimento faz parte do programa Rondônia Cidadã e conta com diversos serviços gratuitos ao público.
L
Estão abertas as inscrições para o 55º Concurso Internacional de Cartas

Estão abertas as inscrições para o 55º Concurso Internacional de Cartas

Estudante autor da melhor redação da fase nacional recebe prêmio de R$ 7,5 mil​.
L
Realizado pela Ecoporé, Seminário Conexão Sustentável debate o futuro da pecuária e a regularização ambiental no Anfiteatro da FIMCA

Realizado pela Ecoporé, Seminário Conexão Sustentável debate o futuro da pecuária e a regularização ambiental no Anfiteatro da FIMCA

O evento será realizado a partir das 18h20 e representa uma oportunidade de conhecer experiências, trocar conhecimentos e acompanhar de perto as discussões que estão moldando o futuro da pecuária na Amazônia.
L
Ieda Chaves propõe criação de canis e gatis em presídios de Rondônia para ressocializar detentos

Ieda Chaves propõe criação de canis e gatis em presídios de Rondônia para ressocializar detentos

Iniciativa visa oferecer qualificação profissional aos detentos e combater o abandono de animais.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.